O sentimento do consumidor nos EUA hoje: o pragmatismo define as festas de fim de ano

Observação: Nós nos empenhamos ao máximo para manter o espírito e as nuances originais de nossos artigos. Porém, pedimos desculpas desde já por quaisquer erros de tradução que você venha a notar. Seu feedback é bem-vindo através do e-mail reader_input@mckinsey.com

Agora que 2025 chegou a fim, os consumidores americanos se veem diante de um cenário econômico complexo. A inflação permanece elevada e o desemprego tem aumentado recentemente, o que fez com que os consumidores a se sentissem mais pessimistas no final do ano do que no início.

Mais insights da McKinsey em português

Confira nossa coleção de artigos em português e assine nossa newsletter mensal em português.

Navegue pela coleção

O chamado “efeito batom” – a tendência de consumidores se permitirem pequenos luxos ou mimos de preço acessível em períodos de incerteza econômica – se expandiu para além da seção de beleza. Embora 75% dos consumidores afirmem ter optado por produtos mais baratos em ao menos uma categoria, 39% expressaram a intenção de “esbanjar” em outras categorias.

Os gráficos a seguir ilustram resultados da mais recente pesquisa da ConsumerWise, que buscou avaliar como os consumidores dos Estados Unidos ajustaram suas prioridades em 2025 e onde estão recalibrando suas finanças para 2026.

É algo inédito para nós termos de recorrer a nossas economias para cobrir despesas… Sempre estive disposto a sacrificar compras pessoais para pagar as contas, mas surgiram algumas despesas inesperadas. Não me importaria com isso se houvesse algum dinheiro extra para amortizar parte das dívidas; entretanto, parece que esse dinheiro não existe, pois o custo das nossas necessidades básicas só aumenta. De modo que estou vendendo algumas coisas que possuo para tentar cobrir o máximo possível.

Homem, Geração X

O motivo que me levou a decidir esbanjar um pouco foi a chegada das festas de fim de ano… Tenho evitado qualquer extravagância por causa de outros compromissos financeiros, como boletos e compras de supermercado, e sinceramente quase não tenho feito nada para mim mesma. Estou pensando em comprar algumas roupas novas, um pouco de maquiagem ou talvez simplesmente fazer o cabelo.

Mulher, Geração Z

Com a temporada de festas na reta final, os consumidores continuam focados na praticidade e no valor, enquanto buscam maneiras de preservar o espírito festivo e a conexão com outras pessoas. Muitos iniciaram suas compras de Natal já em agosto, mas continuaram gastando até o final do ano.

Presentes práticos – itens essenciais e cartões-presente – vêm ganhando força, pois os consumidores têm priorizado a utilidade. Porém, mesmo nesse ambiente pragmático, as tradições e o senso de união continuam sendo fundamentais nos gastos de fim de ano. Empresas de bens de consumo e varejistas precisam encontrar um equilíbrio, oferecendo produtos e mensagens que combinem funcionalidade com valor emocional.

Para marcas que oferecem itens de luxo ou extravagantes, a ressonância emocional permanece essencial, pois os compradores buscam momentos de alegria e autoexpressão que sejam gratificantes, mesmo em um cenário de gastos cautelosos. Promoções focadas no valor e uma gestão inteligente das receitas serão fundamentais para capturar a demanda do final da temporada e manter o ritmo no próximo ano, pois os consumidores continuam comparando preços e buscando ofertas.

Explore a career with us