Para apoiar a missão da MOVER, a McKinsey analisou a situação atual do emprego de pessoas negras e do pipeline de talentos no Brasil via:
- Condução de três pesquisas sobre o pipeline de talentos e as melhores práticas adotadas nas 50 empresas que foram bem-sucedidas no aumento de talentos negros. As pesquisas incluíram mais de 3.000 respostas de pessoas negras.
- Desenvolvimento de um benchmarking para que a MOVER criasse um playbook com as estratégias mais eficazes para atrair, desenvolver e reter talentos negros, incluindo programas presenciais de treinamento, grupos focais e hubs de contratação.1
- Realização de focus groups para validação e refinamento das pesquisas e insights do manual.
- Facilitação do McKinsey Connected Leadership Academy (CLA) Brasil com sessões personalizadas para o MOVER, em português, que contou com 142 participantes e alcançou 100% de taxa de recomendação em 2024. O programa expandiu para mais de 900 participantes em 2025.
Esse trabalho abrangente gerou uma sólida base de dados que destaca as oportunidades, as melhores práticas para desenvolver talentos negros em posições de liderança e insights sobre as experiências de profissionais negros.
1A equipe da McKinsey utilizou ferramentas de avaliação proprietárias e trabalhos anteriores sobre diversidade (por exemplo, Women in the Workplace 2024: The 10th-anniversary report, McKinsey, 17 de setembro de 2024), bem como recursos externos (por exemplo, Diversity, Equity and Inclusion Lighthouses 2025, Fórum Econômico Mundial, janeiro de 2025) para delinear esforços subsequentes (por exemplo, criação de um manual) para a MOVER no Brasil.

.jpg?cq=50&mw=767&car=16:9&cpy=Center)
