Sobre João Segorbe

João Segorbe é sócio-associado do escritório de Lisboa da McKinsey. Possui uma vasta experiência no apoio ao desenvolvimento de negócios em Angola e outros países africanos. Trabalhou com grandes empresas dos sectores da energia, petróleo e gás, e sector industrial na definição de estratégias, desenho de investimentos de capital em larga escala, e no reforço das operações.

No sector do petróleo e gás, ajudou nos processos de investimento de multi-biliões de dólares no sector do petróleo em África. Também definiu a estratégia para a unidade de retalho de uma importante multinacional, e reviu o pricing a nível de uma vasta rede de retalho, após um processo de fusão.

No sector da energia, a sua experiência inclui o desenvolvimento de uma estratégia nacional de um país africano, bem como o apoio aos maiores investimentos de capital no sector. Desenhou igualmente a estratégia para uma importante companhia energética entrar no mercado de retalho de electricidade de outro país.

Ajudou a recém-nomeada direcção de um grande player industrial na definição da sua estratégia; liderou o processo de optimização da pegada industrial de uma grande empresa de bens de consumo; e realizou um projecto de identificação de oportunidades de fusão e aquisição na África subsariana.

Nos tempos livres, tem uma participação activa no sector social, com particular enfoque no reforço das práticas de gestão de organizações da área dos cuidados a crianças e idosos. Jogou na selecção nacional de râguebi, modalidade que ainda pratica nos tempos livres.

Experiência prévia

Auder, Auditores Energéticos
Engenheiro mecânico

Volkswagen
Engenheiro de research & development

Formação académica

Kellogg School of Management
MBA

Universidade Técnica de Lisboa—Instituto Superior Técnico
Licenciatura em engenharia mecânica