Skip to main content
McKinsey Global Institute

Vinte e cinco anos de digitização – Dez insights sobre como agir certo

O mundo que foi radicalmente transformado pela internet comercial surgiu há um quarto de século. Dez insights ajudam a entender essa jornada digital.

Países, setores e CEOs enfrentam um mundo cada vez mais complexo, caracterizado pela difusão de novas tecnologias digitais que afetam a performance da produtividade e provocam disrupção. Neste mundo, as recompensas do sucesso – e as penalidades do fracasso – são cada vez maiores.

Nesta nova nota informativa (PDF – 179 Kb), o McKinsey Global Institute (MGI) se baseia em suas inúmeras pesquisas sobre digitização, que investigaram a importância de uma infraestrutura mais inclusiva para ampliar o acesso a essas tecnologias e também o surgimento de novas famílias de tecnologias digitais (incluindo mídias sociais, Enterprise 2.0, big data e inteligência artificial) e o modo como tais tecnologias estão se disseminando e afetando economias, setores e empresas.

Ilustramos esses insights com dados atualizados de 2018, extraídos de uma série anual de estudos de mercado realizados desde 2015, que examinam práticas corporativas à luz da digitização. Optamos por focar os aspectos de negócios e de gestão da digitização, mas reconhecemos (como deixamos claro ao longo de todas as nossas pesquisas) que a digitização tem efeitos mais amplos, notadamente sobre o futuro do trabalho e o bem-estar social.

Dez insights poderão ajudar os líderes a explorar esse novo mundo digital.

  1. Há um grande potencial econômico ligado à digitização – a maior parte do qual ainda não foi capturada.
  2. Superestrelas digitais estão surgindo e indo muito além dos quatro gigantes digitais dos Estados Unidos [Google, Amazon, Facebook, Apple] e dos três gigantes da China [Alibaba, Baidu, and Tencent].
  3. Empresas nativas digitais estão ditando as regras.
  4. O digital muda tudo – até mesmo as fronteiras dos setores.
  5. A agilidade é a nova forma de competir.
  6. Atuar na economia de plataformas é a opção onde está o dinheiro.
  7. Autocanibalização e inovação são necessárias à reinvenção digital.
  8. Buscar as fusões e aquisições certas é fundamental.
  9. A gestão eficaz da transformação digital é vital – porém desafiadora.
  10. É imprescindível alavancar as tecnologias digitais e efetuar a transição para as tecnologias ainda mais inovadoras.

Baixe a nota informativa completa em inglês, Twenty-five years of digitization: Ten insights into how to play it right para ler uma análise mais detalhada de cada insight.

Sobre o(s) autor(es)

Jacques Bughin é sócio sênior do McKinsey Global Institute, onde James Manyika é presidente do conselho e um dos diretores. Tanguy Catlin é sócio sênior da McKinsey no escritório de Boston.