Carreiras em Portugal

Processo de Candidatura

Estás pronto para iniciar uma carreira profissional que vai potenciar todos os teus pontos fortes e interesses? Aqui encontras os recursos necessários.

1.º passo: Candidatura online

O primeiro passo para te tornares consultor da McKinsey Portugal consiste em preparares a tua candidatura, que deverá incluir os seguintes elementos:

  • Uma carta a explicar os motivos do teu interesse em consultoria, e em particular, na McKinsey Portugal
  • O teu curriculum vitae, abrangendo a tua carreira académica, estágios, experiência profissional, experiências no estrangeiro, atividades extracurriculares e hobbies.

Aceitamos candidaturas para funções de consultoria ao longo do ano. Para te candidatares terás de ser fluente em português e proficiente em inglês.

2.º passo: Teste de identificação e resolução de problemas

Após a avaliação da tua candidatura, informamos-te se passaste à fase seguinte. Se fores convidado a visitar-nos, começas por realizar um teste escrito de identificação e resolução de problemas.

Este será um teste de escolha múltipla baseado em business cases, e demorará cerca de uma hora a concluir. Este teste vai permitir-nos avaliar as tuas potencialidades enquanto consultor da McKinsey. O teste não requer uma formação académica ou experiência profissional específicas, nem, tão-pouco, uma preparação específica.

3.º passo: O processo de entrevistas

Depois de analisarmos os resultados do teu teste, serás convidado a participar num conjunto de entrevistas individuais com vários consultores da McKinsey. O processo consiste em duas rondas de entrevistas, cada uma com a duração de uma hora e com a seguinte estrutura:

  • Em primeiro lugar, o enfoque recai na tua experiência e pedimos-te que fales do que já alcançaste de marcante na tua vida e nas competências que desenvolveste. Pedimos-te que descrevas etapas importantes da tua vida e que enumeres os passos que deste para alcançares cada um desses momentos de sucesso.
  • Em segundo lugar, pedimos-te para discutir um case study. Esta será uma discussão abrangente com um consultor, e a avaliação recairá mais na abordagem proposta para resolver o caso do que na solução propriamente dita. Para esta discussão não é necessário um know-how específico de gestão.
  • Em terceiro lugar, damos-te a oportunidade de fazeres todas as perguntas que entenderes sobre a McKinsey e o escritório de Lisboa.

No final de cada ronda de entrevistas, receberás feedback dos entrevistadores e informação sobre os próximos passos. Se passares esta primeira ronda de entrevistas com sucesso, serás convidado para uma segunda ronda de mais duas entrevistas (caso te estejas a candidatar a uma posição de Analista) ou quatro entrevistas (caso te estejas a candidatar a uma posição de Associado Júnior ou Associado).

Explora oportunidades em Portugal

Prepara-te para a entrevista

Explora as carreiras na McKinsey (CONTEÚDO EM INGLÊS)

Explore McKinsey

Entra em contacto com a nossa equipa de recrutamento