Sobre Miguel

O Miguel é Sócio da McKinsey no escritório de Lisboa. Desde o seu ingresso na firma, em 2002, tem apoiado clientes em diversos setores, incluindo Telecomunicações, Media, Banca, Utilities e Manufatura, em projetos que vão desde estratégia até à organização e corporate finance. O Miguel é membro das práticas profissionais de Telecomunicações, e de Marketing e Vendas.

No setor das Telecomunicações, tem apoiado grandes empresas europeias numa variedade de tópicos. Por exemplo, ajudou um incumbente na definição das aspirações globais de crescimento e da estratégia em mercados nacionais e internacionais. Apoiou uma companhia europeia na definição de múltiplos planos estratégicos anuais, bem como no desenvolvimento de novos modelos organizacionais e de governo. Ajudou ainda outras empresas de telecomunicações a desenvolverem estratégias de produto, criando unidades de negócio e otimizando as categorias de aprovisionamento.

O Miguel tem paixão por desportos ao ar livre, incluindo todos os tipos de desporto de bicicleta, tendo sido vice-campeão de Portugal em bicicleta de montanha.

Publicações

Tuning in: TV equals telcos' “triple value” ”(PDF–275 KB), McKinsey & Company, Maio de 2011

Mature marketing: A winning formula for a new era in telecoms” (PDF–318 KB), McKinsey & Company, Janeiro de 2010

Attacker mindset: Making IPTV a residential success” (PDF–180 KB), McKinsey & Company, Janeiro de 2010

Experiência prévia

Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
Professor Assistente

Formação académica

INSEAD
MBA

Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
Licenciatura em Gestão