Sobre Maria

A Maria João é Sócia da McKinsey no escritório de Lisboa. Ingressou na McKinsey em 2004 e tem apoiado clientes em vários países da Europa, América Latina e África, com enfoque nos setores de Infraestruturas, e Energia Elétrica e Gás Natural. É líder da Service Line de Capex & Mega-Projects para a Prática Profissional de Infraestruturas da Europa, Médio Oriente e África.

A Maria João tem focado muito do seu trabalho no setor de Infraestruturas, o que incluiu ajudar no turnaround do sistema de gestão da performance para uma construtura líder de mercado, apoiar na transformação operacional do negócio da construção, e ajudar a definir uma estratégia internacional de crescimento num novo negócio. Adicionalmente, liderou a otimização de grandes projetos, incluindo design-to-value, sourcing, gestão do risco e construção lean, em diversas classes de ativos e geografias.

A Maria João ajudou a fortalecer as utilities europeias em diversas áreas, nomeadamente na frente de transformação operacional do negócio de distribuição, desenhando a estratégia regulatória, definindo a estratégia para smart grids, e determinando a proposta de valor e o modelo de negócio de serviços de valor acrescentado de eletricidade e gás. Liderou o processo de planeamento e otimização da construção de centrais hidroelétricas de grandes utilities na Europa e na América do Sul, e ajudou uma grande operadora de energias renováveis na otimização da produtividade do capital em investimentos em centrais eólicas.

Publicações

Reinventing construction through a productivity revolution,” McKinsey Global Institute, Fevereiro de 2017

Experiência prévia

BPI Investment Bank
Equity research analyst and specialized sell-side sales

Formação académica

INSEAD
MBA

Association for Investment Management and Research (A.I.M.R)
Chartered Financial Analyst certification

University of Porto School of Economics and Business (FEP)
Economics