Sobre Hugo

Hugo Espírito Santo é Sócio do escritório de Lisboa da McKinsey e um dos líderes da Prática em Angola. É o líder da Prática Profissional de Viagens, Transportes e Logística da McKinsey para África, e lidera os maiores projectos de transportes e infra-estruturas. Ao longo da sua carreira profissional desenvolveu particular experiência no Sector da Aviação, com especial enfoque em fomentar a contribuição do sector para o desenvolvimento económico de África.

Tem sido orador convidado nos maiores fóruns de debate do Sector dos Transportes Aéreos em África, apoiando governos e transportadoras aéreas no desenvolvimento de estratégias de melhoria do desempenho, expansão de mercados e desenvolvimento de parcerias pan-africanas, visando fomentar a competitividade global. Tem também apoiado países africanos na definição de estratégias de crescimento para os respectivos sectores nacionais de Transportes Aéreos.

Desenvolveu planos estratégicos para algumas das maiores transportadoras aéreas, e desenhou e ajudou a implementar um plano de turnaround em profundidade a 4 anos para uma companhia nacional de bandeira. Avaliou potenciais fusões em múltiplas geografias, definiu e implementou o processo de fusão total entre duas transportadoras aéreas em tempo recorde, e apoiou diversos processos de privatização de transportadoras aéreas. Ajudou companhias aéreas no desenvolvimento de novas abordagens de gestão de preços e receitas.

Na área de manutenção, reparação e overhaul (MRO), desenhou e implementou um programa de turnaround total para uma transportadora de bandeira, e desenhou uma estratégia comercial integrada MRO para outra transportadora aérea. Também ajudou companhias de ground handling no desenvolvimento de estratégias corporativas, esquemas de transferência de preços e planos de turnaround.

Por fim, trabalhou directamente com empresas de gestão aeroportuária no desenvolvimento e implementação de estratégias de crescimento e optimização do desempenho. Por exemplo, liderou a implementação de um vasto programa de transformação do desempenho para uma empresa de gestão aeroportuária num país africano.

Nos tempos livres, gosta de viajar por África e pelo mundo, e tem a paixão da boa gastronomia.

Experiência prévia

Universidade Católica Portuguesa
Professor de microeconomia

Formação académica

INSEAD
MBA

Universidade Católica Portuguesa
Licenciatura em Economia