Sobre Duarte

O Duarte é Director da McKinsey e Location Manager do escritório de Lisboa. Desde o seu ingresso na firma, em 2000, tem liderado maioritariamente projetos nos setores de Telecomunicações, Banca e Retalho. Tem ajudado as maiores instituições numa variedade de tópicos, tais como estratégia, operações e marketing e vendas.

O Duarte atualmente lidera o grupo de Marketing e Vendas da Prática Profissional de Telecomunicações para a Europa. Uma das suas principais áreas de enfoque é a distribuição e tem ajudado inúmeros operadores em todo o mundo na gestão do mix de canais e com programas individuais de otimização de canais.

Na área corporativa, ajudou empresas de telecomunicações na definição de estratégias corporativas e regulatórias, enquanto na área de negócio, ajudou a desenvolver o pricing de produtos e estratégias de distribuição para uma grande empresa de comunicações móveis. Também liderou inúmeros projetos de melhorias operacionais e turnarounds financeiros.

Adicionalmente, tem trabalhado em diversos projetos no setor dos serviços financeiros, na Europa e na América do Sul. Na vertente de negócio, tem ajudado os clientes a desenvolverem planos estratégicos para instituições europeias líderes de mercado e tem estado ativamente envolvido em diversos esforços de desenvolvimento de negócios, desde o lançamento de pequenas unidades de negócio até à revitalização de negócios internacionais de private banking, passando pela coordenação de esforços de aquisição de grandes clientes. Na vertente operacional, participou em programas de redução de custos para bancos europeus. Para uma instituição da América do Sul, ajudou a redesenhar operações ponta a ponta a uma escala global, racionalizando e otimizando o serviço.

Publicações

A symphony of separate instruments: Cross-channel and online sales” (PDF–1.8 MB), McKinsey & Company, Outubro de 2012

Shock the system: Driving sales via in-store execution” (PDF–179 KB), McKinsey & Company, Janeiro de 2010

Telecoms distribution 2.0: Adapting to a brave new world” (PDF–198 KB), McKinsey & Company, Junho de 2008

Experiência prévia

Compta, SA
Engenheiro sénior pré-vendas

Siemens
Engenheiro de software

INESC
Investigador

Formação académica

INSEAD
MBA

Instituto Superior Técnico (Lisbon)
Licenciatura em Engenharia Elétrica e de Sistemas