Lisboa

Mapping the Global Capital Markets

Fourth Annual Report, Janeiro de 2008

O volume global dos mercados financeiros é actualmente de 140 biliões de dólares e tem tendência para crescer. O valor dos activos financeiros globais — incluindo acções, obrigações de empresas, dívida pública e depósitos bancários — aumentou para 140 biliões de dólares no final de 2005, o que representou um aumento de 7 biliões de dólares em relação ao ano anterior.

A Zona Euro está a emergir com grande ímpeto no panorama financeiro à escala global. Esta região contribuiu com 3,3 biliões de dólares em activos em 2005, aumentando o peso financeiro da Europa para um valor superior ao triplo do PIB combinado da Zona Euro e reflectindo uma taxa de crescimento anual de 6 por cento durante os últimos 10 anos — praticamente o dobro da dos países anglo-saxónicos.

No final de 2006 o volume dos mercados financeiros mundiais atingiu um valor record equivalente a 3,5 vezes o valor do PIB a nível mundial. Com poucas excepções, mercados financeiros eficientes facilitam o acesso a financiamento para as empresas, aspecto que foi realçado pelo inquérito realizado a executivos de numerosas empresas.

As acções constituem a principal fonte de crescimento recente, contribuindo para cerca de metade do aumento dos activos financeiros globais em 2005. O crescimento registado na vasta maioria dos mercados de acções a nível mundial ficou a dever-se mais ao aumento dos dividendos e a novas emissões do que a aumentos dos rácios P/E.

Os fluxos transfronteiriços de capitais a nível global atingiram records nunca antes alcançados, e mais do que duplicaram o nível que tinham registado em 2002. Os investidores estrangeiros são detentores de uma em cada quatro obrigações e de uma em cada cinco acções emitidas, o que sugere que os mercados financeiros domésticos estão a integrar-se cada vez mais num mercado de capitais único à escala global.

80% dos fluxos de capitais têm lugar entre os Estados Unidos, o Reino Unido e a Zona Euro. Apesar de os fluxos de capitais globais para os mercados emergentes estarem a crescer rapidamente, ainda representam apenas 10 por cento dos fluxos de capitais a nível global.

Para aceder ao relatório publicado pelo McKinsey Global Institute