Lisboa

In Search of Excellence

Thomas J. Peters e Robert H. Waterman, Jr.
Harper & Row, 1982

A década de 80 foi uma época em que as boas ideias de negócio pareciam nascer todas no Japão, e a maior parte delas sem qualquer possibilidade de serem transferidas para os Estados Unidos. Apesar de todas as evidências, os autores examinaram algumas dezenas de empresas norte-americanas de sucesso, tendo identificado e confirmado um conjunto de atributos comuns à maior parte delas e facilmente transferíveis. A partir desta análise, concluíram que a gestão nos Estados Unidos sofria de uma espécie de miopia generalizada que impedia as empresas de se aventurarem nos desafios da experimentação e da inovação, espartilhada como estava por políticas que limitavam a participação na tomada de decisões, e, sobretudo, dominada por uma nova geração de jovens executivos, que, orgulhosos do seu MBA, careciam de verdadeiro talento de gestão.

As empresas sólidas e os casos de sucesso que os autores identificaram e analisaram constituíram uma revelação para as elites empresariais, os políticos, e as escolas de gestão.

A obra tornou-se uma verdadeira referência no mundo da gestão, tendo ajudado muitos executivos nos Estados Unidos a descobrir que uma parte do que faziam não era afinal tão mau como parecia, e o restante era mesmo excelente, e que podiam aprender uns com os outros e partilhar as práticas de excelência.